Gostou do Artigo ? |
Uma jovem mãe recebeu um presente inestimável da sua própria mãe – um transplante de útero que lhe permite ter outro filho, depois de ter perdido o seu útero numa histerectomia de emergência para dar à luz a sua primeira filha, Violet, em abril de 2021. Kirsty Bryant teve uma experiência difícil durante o parto, ficando em coma induzido. Quando acordou, soube que nunca mais poderia engravidar.
No entanto, a esperança voltou à sua vida em janeiro, quando se submeteu a um transplante de útero com a ajuda da sua mãe, Michelle Hayton. A cirurgia durou 16 horas e correu bem, ambas esperam agora ter sucesso – Kirsty com um filho e Michelle com um neto.
“É tão maravilhoso que o meu corpo possa fazer isto e que a minha mãe me tenha dado este presente”, disse Kirsty no programa “60 minutos”, transmitido pelo canal ABC.
A gravidez será considerada de alto risco e será acompanhada de perto pela médica Roberta Deans. A cesariana será a via de parto, uma vez que o útero transplantado não será capaz de sentir contrações já que as terminações nervosas não estão conectadas ao órgão transplantado.
O primeiro transplante de útero para este fim foi realizado em 2012 e permitiu o nascimento de dois bebés. Desde então, foram realizadas 90 cirurgias, das quais resultaram 50 nascimentos.
Gostou do Artigo ? |
Em Portugal, até março deste ano, não havia projetos para trazer e disponibilizar este tratamento.