Gostou do Artigo ? |
Recentemente, o ator Manuel Moreira recorreu às suas redes sociais onde denunciou um grupo de jovens que lhe enviaram mensagens de ‘gozo’.
No vídeo partilhado por Manuel podemos ouvir frases como: “Isso é para o Manuel Moreira? Oh paneleiro…filho da p*ta…Manuel Moreira de m*rda”.
O artista, de 38 anos, resolveu partilhar o vídeo mandado pelos jovens e começou por escrever na legenda: “Há sempre quem revire os olhos quando falamos na importância da educação para a não-discriminação, da linguagem que escolhemos usar em casa à frente de crianças e jovens, da empatia e do combate ao bullying. “.
Ainda escreveu: “Quem nunca fez parte de uma minoria qualquer tem dificuldade em fazer esse exercício de reflexão sobre o que é viver diáriamente com medo de ser gozado, agredido e violentado física e psicológicamente apenas por se ser quem se é. “
Ainda podemos ler: “Por se ser algo que, em certas idades, podemos até nós próprios não saber ainda identificar mas que já sabemos que por algum motivo absurdo desperta nos outros violência, gozo e desprezo. Eu cresci num tempo em que esses perigos, se não viessem de dentro da nossa própria família, “só” existiam fora de casa.”
“E mesmo assim vivi uma adolescência em constante sobressalto. Aos jovens de hoje, o bullying entra-lhes também pela casa dentro, pelos computadores e telemóveis. Tal como a mim me têm chegado, nas últimas semanas, videos e mensagens como esta, sempre deste mesmo grupo de jovens rapazes com as hormonas claramente descontroladas e que quando se juntam para beber, lembram-se de mim e de me chamar paneleiro e perguntar se quero “ver a pixa” deles. Porque, claro, na cabeça deles a ideia de que um “paneleiro” que não os conhece de lado nenhum tem interesse em lhes ver as pilas que ainda nem devem saber usar deve fazer imenso sentido. “, escreveu.
Confira a partilha na integra: