Jornal Digital

Xana Toc Toc fala sobre drama do cancro: “Já não tenho saúde”

Xana Abreu, mais conhecida como ‘Xana Toc Toc’, foi a recente convidada de Daniel Oliveira, na SIC, no programa «Alta Definição».

Durante a conversa, a artista portuguesa partilhou várias memórias da sua infância e da ausência do seu pai na mesma, da relação ‘complicada’ com a mãe, da sua adolescência e da sua longa batalha contra o cancro.

Anos mais tarde, quando estaria a cuidar da sua mãe que tinha cancro, revelou que algo não estava certo com a sua saúde, a própria sentia isso.

Após ir ao IPO, o médico disse: “Isto é assim, menina, o seu cancro está a evoluir monstruosamente dia após dia. Para a semana se calhar já não esta ca. Vai ficar na lista de espera para ser operada. Estava sem dinheiro, tinha acabado com o meu seguro de saúde. Pensei que tinha chegado a minha hora. Fui ao privado e a minha médica pegou em mim e disse: ‘hoje e amanhã vais fazer exames, terça vou-te operar.’ Senti uma coisa maternal dela”.

A mesma revelou que teve que pedir dinheiro emprestado para os tratamentos:  “O meu dilema era: e agora? A minha mãe está doente e eu não posso ir lá. Disse ao meu marido para ir lá e fazer de conta que eu tinha ido viajar. Ela ligava-me a dizer: ‘já não queres saber de mim’. Tive que fazer quimioterapia e ausentar-me. Ela sentiu abandono da minha parte.”

Acrescentou: “Ironicamente, no dia em que estava a ser operada, o primeiro disco da Xana Toc Toc foi para as lojas. A seguir fiz quimioterapia. Não as fiz todas, o meu corpo não estava a aguentar. Não estava cá. Enquanto o meu companheiro, agência e editora dizia que estava há 40 semanas no top 1 em Portugal, isso para mim não significava nada.”
Ainda disse: “Depois comecei a erguer-me aos poucos. Perguntaram-me se tinha forças para os concertos e eu careca. Não estava preparada, mas foi o concerto mais especial da minha vida, o primeiro no Coliseu do Porto. Ganhei forças. Entretanto a minha médica disse-me que tinha de ser operada outra vez. A ironia da minha vida. Estava a ser operada e o meu segundo CD estava a ir para as lojas. O meu cancro foi profundo, tive uma invalidez de 73%”.
Xana ainda revelou que ficou com danos que não estão completamente curados: “Durante estes 10 anos de Xana Toc Toc achei que poderia atingir a felicidade plena. Mas a toxicidade dos químicos causam-nos danos. Não sei o que é silêncio há anos. Sinto um zumbido. Quero libertar-me desta violência que passei e o meu corpo pede calma. Só eu sei as dificuldades que tive em dar muitos dos meu os concertos. A quantidade de vezes que pensei: é neste palco que vou desta para melhor.”

 

Exit mobile version