Xana Abreu, mais conhecida como ‘Xana Toc Toc’, foi a recente convidada de Daniel Oliveira, na SIC, no programa «Alta Definição».
Durante a conversa, a artista portuguesa partilhou várias memórias da sua infância e da ausência do seu pai na mesma, da relação ‘complicada’ com a mãe, da sua adolescência e da sua longa batalha contra o cancro.
Anos mais tarde, quando estaria a cuidar da sua mãe que tinha cancro, revelou que algo não estava certo com a sua saúde, a própria sentia isso.
Após ir ao IPO, o médico disse: “Isto é assim, menina, o seu cancro está a evoluir monstruosamente dia após dia. Para a semana se calhar já não esta ca. Vai ficar na lista de espera para ser operada. Estava sem dinheiro, tinha acabado com o meu seguro de saúde. Pensei que tinha chegado a minha hora. Fui ao privado e a minha médica pegou em mim e disse: ‘hoje e amanhã vais fazer exames, terça vou-te operar.’ Senti uma coisa maternal dela”.
A mesma revelou que teve que pedir dinheiro emprestado para os tratamentos: “O meu dilema era: e agora? A minha mãe está doente e eu não posso ir lá. Disse ao meu marido para ir lá e fazer de conta que eu tinha ido viajar. Ela ligava-me a dizer: ‘já não queres saber de mim’. Tive que fazer quimioterapia e ausentar-me. Ela sentiu abandono da minha parte.”