Rosa Veloso, jornalista da RTP, avançou com uma ação judicial contra António José Teixeira, Diretor de Informação, e contra a própria estação pública.
De acordo com a revista TV7 Dias, após lhe tirarem o cargo “sem justificação”, a jornalista pede a restauração dos seus direitos de personalidade. Esta situação acabou por abrir um inquérito interno devido a queixas feitas da delegação contra Rosa Veloso.
Apesar do arquivo ter sido arquivado, António José Teixeira retirou o pelouro da coordenação à jornalista e enviando-a para a redação da RTP, em Lisboa.
A mesma recusou em se mudar do Algarve para Lisboa. De acordo com o advogado da mesma, Rui Esperança, diz que a sua cliente “entendeu que está a ser prejudicada quantos aos seus direitos enquanto trabalhadora” e que “está a ser objeto de um tratamento discriminatório, com impacto na sua vida profissional e pessoal”.
Revelou que Rosa Veloso “tentou vários vezes contactar com o seu superior hierárquico e com a administração, em vão”, acrescentando que a jornalista exige uma indemnização por danos morais de 10 mil euros e uma sanção pecuniária por casa dia em atraso da sentença.