Através das suas redes sociais, a jornalista da RTP, Rita Marrafa de Carvalho expôs os números de mortes comparados de uma gripe sazonal e covid-19, sendo que os resultados acabaram por surpreender.
Em 2019, segundo a jornalista, a gripe matou cerca de 3 mil pessoas. Em relação ao covid-19, foram quase de 13 mil pessoas que morreram com a infeção, em apenas 11 meses.
Na legenda da partilha, podemos ler: “Beneficiaria muitos dizer que a doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, não passa de uma leve gripe. Eu própria me mostrei convicta que o seria no final de 2019, quando ainda se falava de um vírus na China. Mea culpa. Estava equivocada“.
Ainda continuou: “A verdade é que não é. Por mais que doa aos extremistas conspiracionistas, aos negacionistas, aos comparacionistas, aos terraplanistas e ‘pelistas verdadistas’ (adoro neologismos). A gripe sazonal, em 2019, terá matado (o verbo ‘ter’ exige sempre o particípio passado regular) 3 MIL PESSOAS. Em 12 meses… 3 mil pessoas“.
“Em 10 meses de pandemia, estamos perto dos 13 mil óbitos com a infeção Covid-19. 13 mil pessoas mortas. A gripe atinge perigosamente pessoas com mais de 70 anos. A Covid-19 tem infetado pessoas jovens, com menos de 40 anos“, acrescentou.
“Não deixou de existir gripe. Só não é comparável ao que vivemos, queridos Bolsonaros. Procurem fontes seguras, cruzem dados, procurem especialistas da frente de combate e não achadores de sofá. Esses procuram outras coisas que estão bem longe da verdade ou do rigor”, concluiu.
Confira:
Beneficiaria muitos dizer que a doença COVID-19,
provocada pelo novo coronavirus, não passa de uma leve gripe. Eu…Publicado por Rita Marrafa de Carvalho em Terça-feira, 2 de fevereiro de 2021