Recentemente, David Dias recebeu na RTP África a candidata pelo partido “Somos Todos Lisboa”, Ossanda Liber.
A franco-angolana revelou que vive em Portugal há cerca de 17 anos e durante a conversa com o jornalista, o profissional de televisão proferiu uma frase que gerou alguma polémica.
David Dias afirmou: “Aliás, tem uma vivência muito particular de vivência cá, enquanto mulher africana a viver em Portugal, um país que estruturalmente é racista. Acha que essa experiência pode…“. Ao que Ossada Liber questiona: “Ah bom, [Portugal] é racista?”.
Ao que o pivô responde: “Eu penso que estruturalmente sim.”. A convidada volta a contrariar: “Mas você acha, é?“. Ainda o apresentador volta a insistir: “Acho, não tenho dúvidas disso“.
A convidada atirou: “Olhe que eu não acho“.
E o apresentador acrescentou: “Eu por acaso acho, acho que há um passado histórico que não foi feito e há um certo desligamento de algumas questões pela maioria da sociedade que não as vive todos os dias…“.
Nas redes sociais da convidada, a mesma acaba por deixar a sua opinião: “Conversas ao Sul – Parte I. Aquela pergunta recorrente para a qual já tenho a resposta na ponta da língua. Não insistam em tentar fazer-me dizer que este país é racista por sistema. Não ouvirão isto de mim. Estaria a mentir!”.
@RTPAfrica – Conversas ao Sul – Parte I
Aquela pergunta recorrente para a qual já tenho a resposta na ponta da língua.
Não insistam em tentar fazer-me dizer que este país é racista por sistema. Não ouvirão isto de mim. Estaria a mentir! pic.twitter.com/Wmw3wvfRKF
— Ossanda Liber (@OssandaLiber) October 21, 2021