Com a pandemia causada pelo covid-19, Toy e outros artistas viram o seu trabalho por ‘água abaixo’ porque vários dos seus concertos foram cancelados.
Recentemente, o cantor português acabou por ser criticado quando pediu, sem pudores, que as televisões/canais lhe pagassem as suas presenças nas mesmas: “Sempre estive disponível, fui sempre uma pessoa normal. O facto de não ter tiques de vedeta foi vantajoso, porque as pessoas estão à vontade comigo e eu também estou à vontade para lhes dizer que, se fazia coisas gratuitamente, agora não tenho trabalho. Por isso, por amor de Deus, paguem-me alguma coisa, pelo menos as despesas“.
Esta atitude levou a que muitas pessoas o criticassem e Toy acabou por responder numa entrevista. Toy começou por dizer: “Esta não é a fase mais difícil da minha carreira. Esta é uma fase complicada. Dá imenso trabalho construir uma carreira sólida, que foi o que consegui. Está construída. Este ano não pude trabalhar“.
Ainda acrescentou: “Fiz mais televisão, e vou recalcar uma coisa que já disse, que a maioria das televisões não pagava cachet, e agora temos tido. Houve uma consciência por parte das televisões e houve uma série de reivindicações que fiz“.
“Houve muita gente que criticou o facto de ter dito que as televisões deviam pagar, e não percebi porquê.”, rematou, apesar de não ter ficado “bem visto”.